quarta-feira, junho 29, 2005

Todos nós temos os nossos momentos e eu tenho os meus... Tenho alguns é que me é díficil aceitar certas características da essência humana.Não é que não a entenda (às vezes sim, às vezes não), nem é que não consiga lidar com ela, mas simplesmente há alturas em que não quero entender e lidar e quero apenas revoltar-te e indignar-me.
Há coisas que me perturbam, umas mais que outras e há duas que particularmente me atormentam. uma é a discriminação, outra é o fénomeno do "umbiguismo"(também conhecido como egocêntrismo). a isto se acresce a maldade que acaba por ser transversal a tudo isto.
Nunca consegui perceber muito bem este fenómeno das classificações e dos grupos. Todos sabem que sou uma obcessiva pro definições e "gavetas", sou adepta de um clube, sou bairrista, patriota, etc etc etc. Nunca por nunca isso fez com que não quisesse ver o outro lado do "rio", nunca por nunca isso me fez odiar alguém, nunca por nunca isso me fez querer mal a alguém. Nunca por nunca, a minha necessidade de gavetas me fez desacreditar a fluidez da ambiguidade.
Sinceramente doi-me no mais profundo de mim perceber que as pessoas não conseguem conviver com as diferenças, com as ambiguidades, com as incertezas.
E acho que isto se faz sentir a diversos níveis, às vezes de forma tão subtil... há aquelas discriminações visíveis e famosas (que não deixam de recrimináveis), a dos negros, a dos homossexuais, a dos ciganos, gregos e troianos. E depois há aquelas que para mim são as mais curiosas, a dos negros contra brancos, amarelos, fenícios whatever, a de homossexuais contra heterossexuais... a de negros contra homossexuais... e poderia continuar esta lista de forma infindável, porque na realidade todos nós descriminamos alguém em qq momento e mtas vezes nem damos por isso.
e tudo isto por causa dos mecanismos de grupos e do instinto gregário, que a Psicologia explica mas que honestamente neste momento me estou a cag**! o que enfurece são mesmo as consequências de tudo isto, desde ódiozinhos de lana caprina que qd damos por eles são verdadeiros monstros em bola de neve.
Desculpem-me mas de facto neste momento estou desiludida com todos nós...

1 Comentários:

Às 7:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

talvez por outras razões, mas tb pelas tuas, já passei por tudo o q escreves.infelizmente, esta é a verdadeira natureza humana.mas tb é contra este aspecto q temos forçosamente de lutar..bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial