crianças de risco
Todos nós já ouvimos falar em crianças em risco. Todos nós já ouvimos falar em crianças com famílias difuncionais, crianças que moram em sítios feios e que nem sempre têm dinheiro para comprar brinquedos. Concerteza que todos nós ja pensamos em ajudar e talvez tenhamos dado dinheiro a um qualquer projecto de ajuda.
Porem poucos de nós sabemos que por detrás desta entidade das “crianças de risco” se escondem crianças reais, que tal como as outras têm desejos e sonhos, têm dificuldades iguais e personalidades distintas.
Por detrás desta entidade, está a doce Liliana, a esperta Maria João, o reservado Paulo, o vivo Bruno, o atento João, o delicioso Ronaldo, o contrariado Raúl, a sorridente Vanda, a ternurenta Nádia… entre outros.
Muitas vezes associado a estas crianças com dificuldades sociais e emocionais está a fatalidade do insucesso, como que uma praga da qual não podem escapar. O que poucos sabem é que aos 11 anos a Maria João está a ler “os direitos das mulheres” e sabe as dinastias todas que aprendeu na escola. A mim, parece-me um bom augúrio.
Tal como as outras crianças, também estas sabem de cor as musicas da Floribella, também elas gostam de brincar e de jardins bonitos, mesmo que não os tenham por perto. Também eles gostam de futebol ainda que o campo lá do bairro esteja todo esburacado.
Enfim também estes miúdos são crianças como todos os outros…