o pastorinho da tvi
Acabei de ver uma coisa que me irritou e senti necessidade de manifestar isso, porque pos-me a pensar e desafio-vos a pensar cmg também...
Estava eu a jantar calmamente quando começa na TVI uma notícia sobre um pastorinho de Trás-os-Montes (não vale a pena comentarem o facto da tv estar sintonizada na Tvi, não moro sozinha por isso às vezes é complicado a gestão do canal à hora do jantar).
e então a notícia começa com a Manuela Moura Guedes (esse ser horripilantemente arrogante) a dizer que este é um menino de 16 anos diferente de todos os meninos da sua idade porque este menino "não faz as coisas normais de se fazer na sua idade. não tem namorada, não vai a bares e discotecas, não joga game boy, quanto mais ter um computador em casa. vamos então conhecer a história deste menino". Logo aí fiquei com um pressentimento q me ia irritar...
A jornalista na reportagem começa exactamente por dizer que o rapaz não tem namorada, nunca foi a um shoping, a um hipermercado, não frequente discotecas e é o mais novo da sua aldeia que nem sequer vem no mapa e que tem por companhia habitual e diária cento e tal ovelhas e umas 200 cabras. neste ponto pensei "ok, vive numa realidade á parte e...?"
com o decorrer na reportagem apercebi-me que o rapaz é fantástico, vive muito bem, para 16 anos está super bem organizado e q é FELIZ assim. Ele pp diz que não sabe como é viver numa grande cidade, porque nem quer! Mostraram o moço lá nas actividades do campo, estava todo feliz, a mostrar à jornalista as cabras, a mostrar-lhe como se fazia. Depois disto tudo, falou sobre ele, que de facto não tinha namorada porque lhe era dificil coordenar as actividades todas, que não gostava de matar animais mas sabia que tinha de ser para sobrevivência da família, mas que o pai sempre lhe tinha ensinado que o trabalho dignifica as pessoas, seja no campo ou na cidade e que não importa o trabalho e que por isso é que ele saía da escola e ia logo para a aldeia para tratar dos bichos, ou melhor era por isso que ele OPTAVA por não sair com os amigos à tarde e à noite. O rapaz também soube explicar que a vida tinha piorado porque tinham cortado os fundos da união europeia (portanto ele até sabe o que isso é!). Depois mostr5aram-no na escola, e de facto o puto estava super integrado, tinha amigos, dá-se com raparigas e brinca mas não namora e sabe trabalhar super bem com computadores, de tal modo que tem um site dele. Espante-se o mundo, o site é sobre cabras! Será que é porque até gosta do que faz?! ah só um pormenor, o rapaz está no 10º ano com sucesso e os amigos, colegas e professores admiram-no pelo seu trabalho e determinação.
Ou seja, o Nuno é feliz, tem uma vida organizada como gosta, não é nada burro, é bem esperto e está a seguir uma opção sua, de vida. que mal tem isso?
Porque é que só nós citadinos é que somos bons e felizes? e será que somos felizes? quantos de nós somos mais felizes por termos acesso a tudo?
Para vos ser sincera acho que este miudo tem mais o mundo na mão que muitos de nós, porque conhece vários caminhos e tem possibilidade de abrir outros!
para finalizar, se há alguma coisa que os meus olhos vêm de estranho neste rapaz é o facto de ele não querer estar assim tanto com os amigos e ter namorada, movimentos naturais e saudáveis da adolescência. Mas para vos ser sincera, acho que isto se traduz numa fase e na timidez normal das primeiras experiências com pares e sexuais!
beijinhos e pensem!