Tal como meio mundo, fico chocada e arrepiada cada vez que vejo as notícias nos últimos dias. É quase inacreditável que um grupo de jovens tenha morto uma pessoa só porque sim...
Porém, tal como já ouvi em vários sítios, talvez fosse importante pensarmos quem são estes jovens e que papel temos nós neste crime... Que levou estes miúdos a este crime...?
Li hoje um texto, que achei muito bonito e bem escrito a este propósito, deixo aqui alguns trechos mas recomendo vivamente que vão ler o original.
"A verdade é que a homofobia pode mesmo levar alguém a matar. Não me venham dizer que os suspeitos esclareceram que não tinham intenção de matar, porque não é disso que eu estou a falar. A homofobia dos suspeitos levou-os a agredirem e insultarem frequentemente a vítima, com total desprezo por ela, humilhando-a e inferiorizando-a, provocando-lhe dores e maus tratos. Em suma, o que mói também mata: na terça-feira, a súmula dos comportamentos motivados pela homofobia resultou em morte - é disto que eu estou a falar.
(...)
Talvez esteja na hora de nos olharmos ao espelho. Talvez já vá sendo tempo de cada um de nós compreender que uma sociedade na qual se integram sujeitos que nutrem ódio pelos outros é também ela odiosa. A sociedade não é mais do que o conjunto de todos nós, embora sirva de consolo a alguns atribuir as responsabilidades a essa entidade que julgam incorpórea, a tal da "sociedade". Dá jeito, sim, mas não deixa de ser mentira.E por ser mentira é que cada um de nós deveria sentir vergonha pelo sucedido ontem. Mas mais do que vergonha, deveríamos todos ser inquietados pela culpa, porque todos temos responsabilidade pelo sucedido ontem, pelo que sucede todos os dias na vida daqueles que são alvos dos sentimentos execráveis que somos capazes de nutrir pelo outro."
Mente Assumida em www.assumidamente.blogspot.com
vão ler o riginal que vale a pena, chama-se "ao espelho"
beijos